Newsletter Instante Perecível #8
Newsletter Instante Perecível
Olá pessoa querida, espero que essa news te encontre bem, dentro do possível.
Hoje eu trago para ti algumas palavras-bússola da Clarice Lispector, uma poesia autoral sobre a jornada, uma curadoria de afetos que eu recebi das leitoras da news, duas dicas de leitura, e o último episódio do Literapia.
Vem comigo?
Sessão com título Clariceano para compartilhar com você um texto autoral.
Eu estou lendo o livro de cartas da Clarice Lispector. Leio uma carta por dia desde outubro de 2020. Assim vou saboreando o livro e tenho companhia diária da Clarice.
Hoje eu vim te contar de uma carta que Clarice escreveu para sua irmã Tania Kaufmann. A carta é datada de 1948, de quando Clarice estava morando em Berna, na Suíça. Seguem os trechos que mais me marcaram:
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
"Mas o que eu queria dizer é que a gente é muito preciosa, e que é somente até certo ponto que a gente pode desistir de si própria e se dar aos outros e às circunstâncias. Depois de uma pessoa perder o respeito de si mesma e o respeito de suas próprias necessidades - depois disso fica-se um pouco um trapo."
"Você veria que há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo."
"Respeite a você mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que você imagina que é ruim em você - pelo amor de Deus, não queira fazer de você uma pessoa perfeita - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse o único meio de viver."
Eu te trouxe as palavras de Clarice como um abraço, como uma lanterna. São palavras que eu gostaria de falar para as pessoas que eu amo. São palavras que eu gostaria de falar para mim mesma. Por isso deixo elas aqui registradas, como um mapa, para que tu encontres o caminho de volta para ti mesma.
Tentar se proteger
E esquecer de cuidar
Ficar perdida no barulho
E não se escutar
Acreditar ter certezas
E não perguntar
Perder as ilusões
E achar que perdeu as esperanças
Querer dar tudo de si
E se queimar
Querer criar
E não entrar em fricção com o mundo
Querer o fim
E não o processo
Não há nada de errado contigo
Isso é crescer
Isso é se transformar
Ter medo
E ainda atravessar
A jornada
por Bruna Berger Roisenberg
Hoje eu compartilho contigo alguns afetos que eu recebi das leitoras da news! Afinal, afeto bom é afeto compartilhado ;)
O livro "Pequenas Epifanias" do Caio Fernando. É uma coletânea de crônicas que ele escrevia no Estadão. Eu quero muito ler este livro, o Caio já virou uma paixão literária. Neste livro tem 2 crônicas que me emocionam muito: "Primeira carta para além dos muros" e "A morte dos girassóis" (que é, possivelmente, uma das coisas mais lindas que eu já li na vida).
Um documentário da Netflix que também se chama 'Carta para além dos muros', que narra a evolução do vírus HIV no Brasil ao longo de três décadas e mostra o estigma imposto a quem vive com a doença.
Um documentário sobre o artista Leonilson, que em seus últimos anos, já doente, fez obras lindas e deixou gravado em fitas seus diários, impressões, etc.
https://www.futureme.org/ - Permite que você envie cartas para você mesma no futuro!
Estou recebendo de braços abertos sugestões de afetos! É só me mandar.
Um útero é do tamanho de um punho - Angélica Freitas
Livro de poesia, extremamente forte. Uma leitura difícil, pois revira os buracos profundos do peito. Sobre ser mulher hoje, sobre o machismo, os preconceitos, os abusos. Poesia é assim mesmo, né? Quanta coisa cabe em poucas palavras.
Primeiro eu tive que morrer - Lorena Portela
Eu amei essa leitura! Você pode ler a resenha que eu escrevi aqui.
Você também pode ouvir a playlist do livro aqui.
Se quiser conhecer mais da autora, escuta a entrevista que ela deu para o podcast Mais que 3.
Segue também dois trechos do livro, para te deixar com água na boca:
O livro é uma publicação independente, e você pode comprar no perfil do insta da autora: @portelori
Me conta o que você anda lendo de bom ;)
Novo Episódio:
Aninha e suas pedras - Cora Coralina
O podcast Literapia foi criado para compartilhar trechos de escritos que eu amo. Lá tem algumas meditações, poesias, palavras-abraço para todos os gostos. Você também pode me seguir no @literapia.podcast
Que bom te ter aqui comigo! Espero que as palavras que te trago hoje possam te fazer companhia.
Sugestões, palavras de amor, críticas e tudo o mais, é só me falar. Vou adorar te escutar.
Se você perdeu as últimas news, pode ler elas aqui!
Te envio um cheirinho de lavanda e muito carinho,
Bruna Berger Roisenberg