Newsletter Instante Perecível #33
Newsletter Instante Perecível
Olá pessoa querida, espero que essa news te encontre bem, dentro do possível.
"Não são os sonhos que são loucos, louca é a realidade, mesmo que só pela teimosia com que se agarra ao curso dos acontecimentos."
Wislawa Szymborska no poema 'A realidade'.
Eu queria te dizer que sonhar é resistir. Por isso escrevo. Escrevo sobre sonhar, para que os sonhos se tornem existências. Espero abraçar teu sonho, e que ele te desperte do sono profundo da desesperança.
Vem comigo?
Sessão com título Clariceano para compartilhar com você um texto autoral.
"O real eu atinjo através do sonho. Eu te invento, realidade."
Clarice Lispector em Água Viva
Sonhar. Parece absurdo usar esse verbo no momento em que estamos vivendo?
Sonho. Essa palavra anda tão desgastada, desacreditada.
Sonho. Parece sem lugar, parece bobagem, parece supérfluo.
E apesar de tudo, ainda insisto no contrário. Eu tenho em mim essa teimosia em sonhar. A própria teimosia, que é arma de sobrevivência. Eu sonho.
...
Precisamos nos conectar com os nossos sonhos e desejos. Eles dizem de quem somos, e todos nós merecemos uma vida conectada com quem somos. Sonhar é entrar em contato com a nossa cura, com a nossa potência. Nos lançar para um futuro gestado a partir da semente do desejo. Sonhar é fazer alguma coisa com o que fizeram de nós. Imaginar um caminho possível. Silenciar a antecipação e cultivar a espera. Saber viver com o medo e o risco, mas ainda sonhar. Ter o peito aberto para se transformar e transformar a realidade em que vivemos. Sonhar é narrar a nossa própria história. Sonhar é despertar do sono profundo da desesperança. O meu sonho é criar com palavras. E as palavras geram existências.
sonho é semente
plantada no solo da alma
para cultivar um sonho
é preciso coragem
para gestar também o medo
o risco
a desesperança
teimar e ver crescer
um sonho com raízes de alma
confiar no vento
na chuva e no sol
ter células de espera
e abertura para transformar
a semente do sonho
carrega em si o passado e o futuro
e dará frutos
...
Por Bruna Berger Roisenberg
Paciente 63 - Que podcast MARAVILHOSO! Não conseguia parar de escutar.
"Ano de 2022. A psiquiatra Elisa Amaral grava as sessões de um enigmático paciente — registrado como Paciente 63 — que diz ser um viajante no tempo. Aquilo que começa como sessões terapêuticas de rotina se transforma rapidamente num relato que ameaça as fronteiras do possível e do real. Uma história que transita entre o futuro e o passado de dois personagens que podem ter nas mãos o futuro da humanidade. Protagonizada por Mel Lisboa e Seu Jorge, Paciente 63 é um podcast Original Spotify".
Grace and Frankie - Os primeiros 4 episódios da última temporada. Já estou com o coração apertado de me despedir dessa série.
Aos 7 e aos 40 - João Anzanello Carrascoza
O Carrascoza sempre me faz derramar lágrimas com os seus livros. Eu amei todos que eu li, com destaque especial para "O diário de um ausente". "Aos 7 e aos 40" não foi diferente. Chorei de emoção com o menino e com o homem, com o menino no homem, de mãos dadas. Segue um trechinho:
"Enquanto se adaptavam, esse à companhia daquele, vieram outros assuntos, gerais ou só dos dois, e, pela comunhão que urdiam com as palavras, foram se deixando ser quem de fato eram, pai e filho de volta um para o outro, esquecidos de que um dia não estariam mais ali, de que não seriam, no minuto seguinte, os mesmos de agora."
Prazer em queimar - Ray Bradbury
Livro com vários contos que Ray escreveu até chegar em Fahrenheit 451 (um dos meus livros favoritos). É uma leitura bem legal para viajar no imaginário de Ray e fazer com ele o caminho até essa história fantástica.
Novo Episódio:
DÊ CORDA NO RELÓGIO - CARTA DE E. B. WHITE PARA SR. NADEAU
O podcast Literapia foi criado para compartilhar trechos de escritos que eu amo. Lá tem algumas meditações, poesias, palavras-abraço para todos os gostos. Você também pode me seguir no @literapia.podcast
Que bom te ter aqui comigo!
Sugestões, palavras de amor, críticas e tudo o mais, é só me falar. Vou adorar te escutar.
Se você perdeu as últimas news, pode ler elas aqui!
Te cuida e cuida dos teus amores!
Com amor,
Bruna Berger Roisenberg