Newsletter Instante Perecível #37
Newsletter Instante Perecível
Olá pessoa querida, espero que essa news te encontre bem, dentro do possível (ou do impossível).
neste canto de guardar palavras
espaço de liberdade e entrega
eu venho te contar
sobre criar
a criação é
pássaro livre
salto no vazio
ato de coragem
ver importância nas desimportâncias
segurar a lâmpada diante da escuridão
e dentro de ti ver brilhar
uma faísca
que transforma o mundo
Vem comigo?
Sessão com título Clariceano para compartilhar com você um texto autoral. "Escreve como você gosta, destrua o que é linear.
Criação é um pássaro sem plano de voo,
que nunca irá voar em linha reta."
Violeta Parra
Vamos falar sobre criatividade? Você se considera uma pessoa criativa?
Por muito tempo eu não me considerava uma pessoa criativa. Achava que a criatividade era algo exclusivo para artistas, crianças ou pessoas que gostavam de inventar coisas. Até eu descobrir que a criatividade é a capacidade de resolver problemas. Depois disso eu afirmo com convicção: eu sou criativa. E acredito que todos nós somos criativos, por definição. Criamos para suprir nossas necessidades (até as mais básicas, como comer, dormir...), saciar desejos, responder alguma angústia, resolver impasses, etc. Porém, podemos desenvolver a nossa criatividade, como qualquer outra habilidade inata que temos. Criatividade é processo e músculo: quanto mais a exercitamos, melhor.
Um olhar criativo para o mundo implica abertura. Olhar para o campo de possibilidades que se abre a cada instante, a cada passo, a cada escolha. Quando eu falo de criatividade, eu não falo de um encaixe, muito pelo contrário. Estou falando do desencaixe, do estranhamento, do vazio, da falta, e como atravessar isso no contato com nós mesmos e com o mundo. Eu diria que criatividade é mais do que resolver problemas. Acho até que resolver é um verbo insuficiente pro processo de criação. Criatividade é ver os impasses como processo, como caminho de nascimento do novo.
Você conhece Kintsugi?
Foto de Riho Kitagawa
Kintsugi é a arte japonesa de reparar cerâmicas quebradas com ouro. Assim, a cerâmica quebrada ganha uma nova forma, um novo sentido. Para mim essa é a imagem que mais traduz a criatividade. O processo de criar algo novo à partir de uma abertura, um acidente, um erro, um problema. Alguém que viu na cerâmica quebrada valor, e criou, fez arte com isso.
...
Eu tenho fé na arte, na criação. Viver é um ato criativo e fazer arte é inaugurar um outro mundo. Eu busco sempre ser caminho para a criação, e essa newsletter é isso: o meu espaço de liberdade, de experimentar e criar com as palavras.
...
Na próxima edição da news eu vou compartilhar contigo o meu processo criativo! Isso inclui o meu mapa de referências e as ferramentas que me auxiliam no processo de criação.
*aguarde as cenas dos próximos capítulos*
Era de sol que eu precisava
O calor depois do frio
A primavera depois do inverno
Para me lembrar que
Tudo tem seu ciclo
Tudo tem sua fase
Tudo tem sua hora
...
Por Bruna Berger Roisenberg
Copo vazio - Natália Timerman
Essa história me marcou muito. O livro fala de um ghosting, um abandono. O vazio do amor não realizado, vivido nas idealizações. O vazio nosso de cada dia, humano, demasiadamente humano. O vazio necessário para criar laços. Por aqui gerou muitas reflexões e emoções. Espero que você possa ler.
"Uma homenagem, alguém diz ao microfone; uma homenagem ao que não aconteceu, ela pensa, os nãos todos, ladrilhos do meu caminho, os nãos que plantam sementes."
O feminismo é para todo mundo - bell hooks
"Feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão." p.13
"Feminismo tem a ver com direitos - é sobre mulheres adquirirem direitos iguais." p.12
Uma seleção de podcasts sobre o livro 'Copo Vazio' e a autora Natália Timerman:
Novo Episódio:
O livro dos começos - Noemi Jaffe
O podcast Literapia foi criado para compartilhar trechos de escritos que eu amo. Lá tem algumas meditações, poesias, palavras-abraço para todos os gostos. Você também pode me seguir no @literapia.podcast
Que bom te ter aqui comigo!
Sugestões, palavras de amor, críticas e tudo o mais, é só me falar. Vou adorar te escutar.
Se você perdeu as últimas news, pode ler elas aqui!
Te cuida e cuida dos teus amores!
Com amor,
Bruna Berger Roisenberg