Newsletter Instante Perecível #41
Newsletter Instante Perecível
Olá pessoa querida, espero que essa news te encontre bem, dentro do possível (ou do impossível).
te encontro aqui
e deixo cair as palavras
para ecoar o grito de vida
do que não posso mais esperar
e a vida não espera
então eu vou
mentendo meu coração pelas brechas
para espalhar amor
Vem comigo?
Sessão com título Clariceano para compartilhar com você um texto autoral.
"É mais fácil se livrar de um piano do que de um sentimento."
Ana Martins Marques
Agora chove. O que não é muita novidade pra esse último mês. Só chove. Aqui dentro também chove. Os sentimentos escorrem para o meu mar, até formar uma grande onda. Mas não me afogo. Fico na areia quente, úmida. Hoje a chuva deu uma trégua, e dentro de mim floresceu um jardim. Um jardim de milhares de borboletas. Senti cócegas na boca do estômago, e eu acho esse o melhor sentimento. É como estar a um passo de um grande salto. A um passo do encontro. A um passo de entrar no palco. A um passo de mergulhar o corpo todo no mar. A um passo de um abraço. Ainda não, mas perto. Bem perto. Um passo que parece uma vida, porque é a vida gritando dentro de mim, que não pode mais ser adiada. A primavera se camufla em dias de inverno, mas eu ainda sinto seu cheiro no ar. Estou perto de ver cair as palavras, as máscaras, como as frutas maduras que caem do pé.
...
Outubro tem sido um mês de muito movimento e de muita vida. É o mês do meu aniversário e o lembrete inevitável de que o tempo passa. O tempo não espera, e algumas coisas eu não podia mais adiar. Dou um passo, e me encontro cada dia mais comigo mesma.
Te escrevo agora no meu consultório. Aqui, onde eu fiz casa fora de casa. Esse lugar de pouso seguro, colo, baú de histórias. Ainda estou atendendo virtualmente, mas já voltei a ocupar esse lugar tão amado para mim. Me sinto mais perto de uma certa normalidade, que até pouco tempo parecia impossível.
Neste tempo de pandemia encontrei outras formas de ser psicóloga. Talvez formas mais próximas da artista que vive em mim, que sou (mas que demorei a me autorizar a ser). Por isso, os grupos de escrita de si e de leitura terapêutica fazem os meus olhos brilharem. E é com muito amor que estou organizando junto com a Vilânia o grupo de leitura terapêutica do livro Tudo é rio, da Carla Madeira. Ele vai começar em novembro, mas foi gestado assim, nesse movimento de vida, de fazer o que eu mais amo.
E por falar em vida, inspirada pelo curso de escrita da Aline Valek, eu fiz uma coletânea dos textos da newsletter para transformar em e-book. O meu coração quase pula da boca ao te contar isso. Você é uma das primeiras pessoas a saber dessa novidade (que ainda está no forninho, mas ganhará o mundo em breve)! Eu queria compartilhar contigo o quão feliz isso me faz, e te agradecer por me fazer companhia amorosa durante todas essas semanas. Se o meu sonho de publicar um livro vai se realizar, é por tua causa. Você que me lê me ajuda a nascer, a viver - já diria Clarice, a musa dessa news.
Assim eu sigo, a um passo de gritar para o mundo o que a vida já grita dentro de mim. Assim eu dou voz a todas que sou: psicóloga, escritora, leitora, artista. Vou com elas, tentando abraçar o mundo, tentando me abraçar, tentando me escutar, tentando criar a partir do vazio e do caos, tentando não abandonar meus sonhos, tentando viver a minha mais brilhante vida. Aqui celebro a nossa existência. Vem comigo?
a escrita, a leitura, a psicologia e o bordado
que me deram
amigos amados
a vida possível
o corpo de afetos
apesar do impossível
hoje as lágrimas foram de amor
e o grito
de que a vida pode ser mais linda
ao lado de quem amamos
o corpo vivo
que aqui escreve
o que as palavras e as linhas
mal podem traduzir
tudo o que sinto
amor, muito amor
...
Imagina a surpresa e a emoção que foi ver as minhas palavras bordadas tão lindamente pela @carolgrilo @fofysfactory ♡ e o cheiro - que já virou meu cheiro favorito - invadiu a casa de amor.
Dançando com as palavras - Paula Gotelip
Conta a história de como uma menina com dislexia se percebe e percebe o mundo.
Ilustrado com bordados criados pela maravilhosa Carol Grilo da FofysFactory
Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva
Eu li esse relato autobiográfico fantástico me perguntando: como eu não tinha lido esse livro antes? Amei! Foi indicação do meu irmão, que me disse que esse é um dos melhores livros que já leu.
Round 6 - Netflix - Uma mistura de Parasita com Jogos Vorazes. Estou amando as produções Coreanas, sempre carregadas de uma crítica social certeira.
Bichos medrosos e friorentos - Noemi Jaffe para o Blog da Companhia
Rotinas Criativas - Bobagens imperdíveis com Aline Valek
Novo Episódio:
O livro dos começos - Noemi Jaffe
O podcast Literapia foi criado para compartilhar trechos de escritos que eu amo. Lá tem algumas meditações, poesias, palavras-abraço para todos os gostos. Você também pode me seguir no @literapia.podcast
Eu e a Vilânia vamos fazer uma live na sexta-feira para falar de literatura, biblioterapia, e também para te convidar para o nosso grupo de leitura!
Que bom te ter aqui comigo!
Sugestões, palavras de amor, críticas e tudo o mais, é só me falar. Vou adorar te escutar.
Se você perdeu as últimas news, pode ler elas aqui!
Te cuida e cuida dos teus amores!
Com amor,
Bruna Berger Roisenberg