Newsletter Instante Perecível #49
Newsletter Instante Perecível
Olá pessoa querida, espero que essa news te encontre bem, dentro do possível (ou do impossível).
eu te encontro aqui
entre a memória e o esquecimento
entre a solidão e a companhia
para caminharmos juntos
onde só a impermanência permanece
Vem comigo?
Sessão com título Clariceano para compartilhar com você um texto autoral. "O que lembro, tenho." Guimarães Rosa
E o que esqueço, me tem.
Eu tenho pensado muito sobre a solidão, a memória e o esquecimento. 2021 passou, passou ligeiro, e um rastro de esquecimento já me assombra. Não sei mais o que aconteceu ano passado ou ano retrasado. Parece óbvio, mas me assusta chamar 2020 de ano retrasado.
Foram anos de solidão e reclusão. Não se engane, solidão não é o mesmo do que ser sozinha. Eu estava acompanhada, muito bem acompanhada. Solidão é encontrar um lugar de mim para mim. Um lugar de silêncio, onde as palavras nascem. Um lugar de olhar atento para mim e para o mundo. Um lugar de me aceitar como sou, me conhecer e me desconhecer a cada dia. Solidão de me estranhar e, ao mesmo tempo, me descobrir habitando minha própria pele. Solidão de tantas vezes me perguntar: será que só eu me sinto assim? Solidão de poder encontrar o outro na solidão dele. Solidão suportada, autorizada, buscada, idealizada, real, sentida. Solidão que é um poço escuro e um bosque de luz.
Neste caminho de solidão, minha memória é algo que tento conservar a cada dia. Nunca senti ela tão escorregadia como nos últimos tempos. E na minha solidão eu escrevo, e escrevo para salvar a memória. Escrevo para que a memória não seja uma casa abandonada invadida pelo jardim do esquecimento. Algumas vezes a memória é uma jóia preciosa que quero guardar. Outras vezes, brigo com a memória quando ela teima em me lembrar do que eu queria esquecer. E então um desejo me acorda: queria a liberdade de andar pelas ruas de uma cidade desconhecida. Andar sem rumo, sem que ninguém me conheça. Nem eu. Que o esquecimento do conhecido me faça esquecer um pouco de quem sou. E assim eu posso me reinventar. E lembrar.
Busco todos os dias me esquecer um pouco, experimentar coisas novas, novos pensamentos, novos sentimentos, novas palavras. Viajo pelas minhas próprias ruas desconhecidas, pois há um momento em que o familiar é mais assustador que o desconhecido. Me lembro, me esqueço, na solidão implacável de ser quem sou.
caminhando
a poesia me atravessa
só a impermanência permanece
...
Por Bruna Berger Roisenberg
• Não está mais aqui quem falou - Noemi Jaffe
Noemi Jaffe é genial. Quem fez o curso de Escrita de si comigo sabe que ela é uma grande referência. Esse livro é uma delícia de ler!
"recuar também pode ser uma forma de avançar. entregar-se também pode ser uma forma de resistir. negar também pode ser uma forma de dar. dar também pode ser uma forma de possuir. ficar também pode ser uma forma de ir."
• Linha M - Patti Smith
Mais uma leitura incrível dessa escritora que eu amo!
"Acredito no momento. Acredito nesse balão alegre, o mundo. Acredito na meia-noite e na hora do meio-dia. Mas no que mais acredito? Às vezes em tudo. Às vezes em nada. É algo que flutua como a luz refletindo numa lagoa. Acredito na vida que um dia todos vamos perder. Quando somos novos acreditamos que isso não vai acontecer, que somos diferentes."
Harry Potter: De Volta a Hogwarts - na HBO. Emocionante reencontro depois de 20 anos!
Mais um reencontro super aguardado por mim foi o de Sex and the City: And just like that, também na HBO. Eu gostei de ler essa coluna que a Lorena Portela escreveu sobre a volta da série.
Aline Valek escreveu essa maravilha sobre o mês de janeiro.
Novo Episódio:
A vida na hora - Wislawa Szymborska
O podcast Literapia foi criado para compartilhar trechos de escritos que eu amo. Lá tem algumas meditações, poesias, palavras-abraço para todos os gostos. Você também pode me seguir no @literapia.podcast
Que bom te ter aqui comigo!
Sugestões, palavras de amor, críticas e tudo o mais, é só me falar. Vou adorar te escutar.
Se você perdeu as últimas news, pode ler elas aqui!
Te cuida e cuida dos teus amores!
Com amor,
Bruna Berger Roisenberg