eu entro "coração ante coração"* no mar da escrita abraço com as palavras a matéria viva do mundo e aqui escrevo poesias para as travessias *do poema "Fagulha" de Ana C.:
me visto de caos e acaso para ver o dia amanhecer sem saber o que me espera sonhei que resgatava uma menina nas ondas e ela sussurrava em meus ouvidos vive a tua vida e não por acaso o sonho não se dissipa na névoa do dia tenho medo de ondas e estou sempre a buscá-las
Segunda casa - Rachel Cusk
Eu adoro a escrita de Rachel Cusk. Gostei bastante desse livro principalmente pelas frases e reflexões que vão surgindo durante a leitura. Dessa autora, gosto mais das reflexões propostas do que da própria história. Aí vai algumas delas:
“O medo é um hábito como qualquer outro, e os hábitos matam o que é essencial em nós. Daqueles anos de medo, fiquei com uma espécie de vazio.”
“às vezes que subestimo meu próprio poder, e me pergunto se isso torna a vida mais arriscada para mim do que para outras pessoas, do mesmo jeito que ela é perigosa para quem não tem a capacidade de sentir dor.”
“Isso foi tudo o que conquistei no que diz respeito a liberdade, me livrar das pessoas e das coisas de que não gosto. Depois disso, não sobra muita coisa!”
“Por que vivemos com tanta dor nas nossas ficções? Por que sofremos tanto com coisas que nós mesmos inventamos?”
“meu hábito de querer agradar as pessoas dizendo que as coisas são melhores do que são de fato apenas gera frustração, minha mais que de qualquer outra pessoa. É uma forma de ter controle, como tantas vezes é a generosidade.”
“Algumas pessoas escreviam apenas porque não sabiam como viver o presente, eu disse, e tinham de reconstruí-lo para vivê-lo depois.”
“Mudança também é perda.”
“valorizar a escolha e o desejo acima da aceitação e do destino.”
“O amor verdadeiro é resultado da liberdade.”
“Sabe, eu ainda acreditava de certo modo na inexorabilidade daquela outra força — a força da narrativa, da trama, chame como quiser. Acreditava na narrativa da vida, na garantia que ela dá de que todas as nossas ações teriam um significado de um jeito ou de outro e em que, não importava quanto tempo levasse, as coisas acabariam do melhor jeito possível.”
“Acredito que determinados momentos da vida não obedecem às leis do tempo e duram para sempre.”
Mas você vai sozinha? - Gaía Passarelli
Eu sou muito fã da Gaía e amo a news TTMT! Ler esse livro foi entrar um pouco mais no universo da Gaía. Conhcê-la mais através das suas viagens foi incrível, sem contar que o livro é lindíssimo. Dá uma vontade louca de colocar a mochila nas costas e sair viajando o mundo (sozinha)!
Para conhecer mais a Gaía:
Estou completamente obcecada por The White Lotus (HBO Max)
Que alegria te ter por aqui!
Que News linda Bruna. Estou colocando a leitura das newsletter em dia. Que sonho lindo. "Tenho medo das ondas e estou sempre a buscá-las." Eu também. ♡
Que poesia mais linda, essa da abertura! Não conhecia o Literapia... Belo trabalho. De quebra, cada vez mais, sei que não estou sozinho na minha fixação por White Lotus kkkkkk